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Com mais de 94% de aprovação do público e uma movimentação financeira de 55 milhões de reais, a Festa do Sabugo se tornou um dos principais eventos tradicionais do estado. Este foi o resultado da Pesquisa de Percepção dos Empresários e Participantes sobre a 40ª edição da Festa, apresentada nesta terça-feira (5) pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado (Fecomércio – RN), no auditório do Centro Administrativo.

A Festa, promovida pela Prefeitura de Parnamirim, atraiu um público de mais de 300 mil pessoas, sendo 63,9% de residentes e 36,1% de turistas e visitantes. A maioria aproveitou a festa com familiares (44,2%) e com parceiro ou namorado (33,3%).

O prefeito Rosano Taveira agradeceu a toda equipe envolvida no evento e à Fecomércio pela pesquisa. “Este resultado confirmou a viabilidade da Festa do Sabugo, aprovada pela população e pelos turistas e contando com retorno de R$15 reais, a cada R$ 1 real investido”, ressaltou.

De acordo com o presidente da Fecomércio, Marcelo Queiroz, houve uma distribuição muito positiva dos recursos financeiros. “Foram mais de 55 milhões que beneficiaram principalmente micro e pequenos empreendedores, confirmando a Festa como um dos principais eventos do estado”, afirmou.

Na ocasião, estavam presentes o chefe do Gabinete Civil, Homero Grec; o secretário municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Jarbas Filho; o diretor de Inovação e Competitividade da Fecomércio, Luciano Kleiber, que apresentou os resultados da pesquisa; e secretários, assessores e outras autoridades municipais.

Entre os pontos que chamaram atenção foram na ampliação de investimento durante a festa, onde empreendedores dos setores de comércio e serviços aumentaram estoque em 58,3% e chegou a 30,9% da necessidade de contratação de funcionários. Além disso, a média de investimento foi de R$ 3 mil reais e de 218 clientes diários por estabelecimento.

A maioria dos investidores faturaram diariamente até R$500 reais e 24,5% deles lucraram de R$ 1500 à 5 mil reais. As principais atividades desenvolvidas foram lanchonetes (27,9%), bares e restaurantes (20,6%) e vestuário (12,3%).

Entre o público participante, 94,8% pretendem voltar à Festa nos próximos anos. Entre as melhores avaliações estão as atrações musicais com 98,1% de aprovação, a segurança com 96,1% e divulgação 94,4%. Além disso, a limpeza urbana, organização e estrutura do evento também foram aprovadas por mais de 90% do público pesquisado.

Postado Por: JULIANA GRACE NOBREGA DE MEDEIROS
Fotografia de: ASCOM – NEY DOUGLAS

Daniel Pereira

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