Pedido de cassação da vereadora Brisa Bracchi chega à Comissão de Ética da Câmara de Natal
Um evento cultural realizado em Natal com recursos de emendas parlamentares obtidos em pedido de cassação do mandato da vereadora Brisa Bracchi (PT). O requerimento foi apresentado pelo vereador Matheus Faustino (União Brasil), que acusa o parlamentar de descumprir o regimento da Câmara e a Lei de Improbidade Administrativa.
Segundo o vereador, Brisa destinou emendas para a realização do “Rolé Vermelho”, ocorrida em 9 de agosto, no Centro da cidade. Durante a festa, lideranças políticas foram comemoradas a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Documentos da Fundação Capitania das Artes apontam que parte das contratações de artistas foi custeada com emendas da vereadora, totalizando cerca de R$ 18 mil. A ex-vereadora Ana Paula também teria destinado aproximadamente R$ 31 mil para a iniciativa.
Em defesa, Brisa Bracchi divulgou nota em que afirma que o mandato “sempre apoiará a cultura de Natal” e que a destinação de recursos ao evento ocorreu de forma “transparente, responsável e com lisura”. A parlamentar destacou que o valor repassado não corresponde ao divulgado e que a iniciativa não teve caráter partidário.
“Nosso mandato limita-se a apoiar o evento ‘Rolé Vermelho’ destinando orçamento para contratação de parte dos artistas de notoriedade pública na cidade que se aplicam no dia, em processos contínuos com lisura, responsabilidade e transparência. Há uma tentativa de distorcer a verdade e criminalizar a atuação de quem defende a cultura. A tentativa de instaurar um processo de cassação comprova a perseguição política contra nosso mandato”, declarou Brisa.
O pedido de cassação será agora analisado pela Comissão de Ética da Câmara Municipal de Natal, que decidirá se o processo terá andamento. Portal da Tropical