Parnamirim investe na segurança pública e capacita agentes para uso de armas longas

A Prefeitura de Parnamirim está dando continuidade ao programa de capacitação contínua da Guarda Municipal. A ação mais recente foi o treinamento e habilitação de mais de 80 agentes para o uso de armas longas. O objetivo é aprimorar as competências e habilidades necessárias às atividades operacionais. Logo no primeiro ano de gestão, a prefeita Nilda Cruz conseguiu destravar o processo – e a utilização do armamento – para dar início a mais uma capacitação dos guardas municipais.

Para a gestora, o aprimoramento contínuo dos atributos, não só da Guarda Municipal como de todas as áreas do serviço público, é uma das prioridades da Prefeitura de Parnamirim. “Essa capacitação representa um grande avanço nas atribuições de nossa Guarda Municipal. Estamos investindo no preparo desses servidores que atuam diariamente na defesa do patrimônio público e de toda a sociedade”, disse.

De fato, o município tem investido no fortalecimento da Guarda Municipal. Atualmente, está em curso a aquisição de novas viaturas, equipamentos de proteção individual, como coletes, além de munição, drones e um novo lote de armamento. De acordo com a Secretaria de Segurança, Defesa Social e Mobilidade Urbana (Sesdem), a Guarda Municipal de Parnamirim deve ser a primeira do estado a ser equipada com pistolas do tipo Glock, reconhecida como uma das melhores do mundo.

Sobre o curso de habilitação ao uso de armas longas, para ser aprovado, cada agente precisa obter aproveitamento necessário no módulo teórico, além de executar com precisão mais de 100 disparos entre armas de repetição e semiautomáticas. Um dos agentes classificou a capacitação como de excelência. “Com os instrutores, pudemos aprender novas técnicas e também nos aperfeiçoar em diversas áreas diferentes”, disse. O curso conta com o apoio da Polícia Rodoviária Federal ( PRF) o que demonstra a importância da ação conjunta das forças de segurança.

O intuito da Prefeitura é habilitar os agentes da Guarda a atuar em ocorrências de alta complexidade, como contenção de distúrbios, gerenciamento de crises e proteção de áreas sensíveis, tudo baseado em situações reais para que os agentes desenvolvam raciocínio rápido e tomada de decisão sob estresse. A expectativa é que o uso do armamento longo seja liberado até o mês de setembro.

Daniel Pereira

Fundador do Blog - Nova Parnamirim Notícias. Desde fevereiro de 2016. Trabalha com comunicação na internet se tornando expert em mídias sociais!

Deixe um comentário