Saúde, Infraestrutura e Contas em Dia: Parnamirim apresenta avanços e projetos estratégicos para o futuro
A Prefeitura de Parnamirim segue implementando uma série de ações de reestruturação dos serviços essenciais, reequilíbrio financeiro e avanço em projetos estratégicos para o desenvolvimento da cidade. Os 10 primeiros meses de gestão foram marcados pelo enfrentamento de desafios estruturais e entregas diretas à população.
Em entrevista recente a uma rádio, a prefeita Nilda destacou que na área da saúde, o foco foi a recuperação da capacidade de atendimento, com investimentos na urgência, emergência e atenção primária. Uma das primeiras ações foi a volta do funcionamento do aparelho de raio-x da UPA de Nova Esperança, inoperante há mais de 3 anos. Além disso, o laboratório da unidade teve sua carta de serviços ampliada, passando a oferecer mais de 32 tipos de exames aos pacientes.
Na atenção primária, a prefeita destacou o investimento realizado nas UBSs com a aquisição de autoclaves para viabilizar a esterilização de materiais nas próprias unidades e priorizar o atendimento odontológico. O município também retomou as cirurgias eletivas, superando a marca de 900 procedimentos já realizados, com a meta de zerar a fila reprimida até o próximo mês de dezembro.
Com relação à infraestrutura, a Prefeitura buscou destravar e planejar projetos cruciais para a mobilidade e o futuro econômico do município. Entre os assuntos mais comentados, tiveram destaque a Via Verde e o Aeroporto Digital. De acordo com a prefeita, a gestão iniciou um processo de readequação junto à Força Aérea para resolver problemas identificados nas tratativas da Via Verde e já deu início ao diálogo com o IDEMA para os estudos de impacto ambiental e social, etapas necessárias para a viabilidade e captação de recursos da obra.
Já o Aeroporto Digital deve ser um parque tecnológico que vai transformar a matriz econômica da cidade. O projeto está em fase de estudos técnicos e busca por parcerias estratégicas, como o Porto Digital, em Recife.
Quanto às obras, segundo Nilda, uma das primeiras ações foi a readequação técnica da duplicação da RN-313, em Cajupiranga, e a retomada da obra, que tem previsão de entrega para dezembro. A prefeita também destacou que um trecho da estrada de Japecanga foi completamente recuperado pelo município e que as equipes de manutenção viária estão nas ruas todos os dias.
Para a região da Coophab, a entrevista mostrou que a Prefeitura já está em tratativas avançadas com o governo do estado (o projeto já está com o DER) para as liberações, licitação e ordem de serviço para obras no Parque das Nações, assim como o projeto de drenagem e pavimentação do Parque das árvores, que já se encontra em fase final de elaboração.
Apesar dos desafios financeiros herdados, a prefeita disse que foi possível reequilibrar as contas para privilegiar a valorização dos servidores com diversas ações, como o pagamento da folha em dia contemplando o piso do magistério, recomposição salarial de profissionais da assistência social, dos agentes de trânsito, além da implementação do piso nacional para Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias e o pagamento das gratificação de dentistas e equipes da atenção primária à saúde (eMulti).
A prefeita também falou sobre o programa Parnamirim Legal, que oferece descontos de até 70% no ITIV para incentivar os cidadãos a regularizarem a situação de seus imóveis e terrenos. Para a gestora, os primeiros dez meses de gestão representaram um período de intenso trabalho de recuperação e planejamento estratégico, com foco na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos de Parnamirim e na construção das bases para o desenvolvimento futuro.
