Bombeiros registram múltiplas ocorrências de afogamento no litoral e interior do estado
O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN) atendeu, neste final de semana, diversas ocorrências de afogamento tanto no litoral quanto no interior do estado, reforçando a importância da prevenção e do comportamento seguro em ambientes aquáticos.
No domingo (30), a equipe de mergulho do CBMRN foi acionada para uma ocorrência de afogamento seguido de morte na Lagoa do Boqueirão, em Touros. Segundo testemunhas, a vítima havia ingerido bebida alcoólica antes de entrar na água. Após a coleta de informações e definição da estratégia de busca, os mergulhadores iniciaram a operação às 14h04, localizando a vítima apenas dois minutos depois, às 14h06. O corpo foi retirado da lagoa e o local ficou aos cuidados dos órgãos competentes.
Já na Praia do Amor, em Pipa, o CBMRN registrou três ocorrências de afogamento entre sábado e domingo. Todas as vítimas foram arrastadas pelo canal da corrente de retorno localizado à direita do posto de guarda-vidas. Em um dos casos, o pai de um dos banhistas tentou entrar no mar para salvar o filho e também acabou sendo levado pela correnteza. Todas as vítimas foram resgatadas com sucesso pelos guarda-vidas, que atuaram de forma rápida e eficiente. Além disso, foram contabilizadas 280 orientações e 163 advertências aos banhistas durante o fim de semana. As duas situações reforçam os riscos presentes em ambientes aquáticos, sejam eles de água doce ou salgada.
O CBMRN alerta para que ninguém tente realizar resgates por conta própria, mesmo diante de familiares. A orientação é acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193. O CBMRN reforça ainda a importância da prevenção: evitar o consumo de bebidas alcoólicas antes do banho, respeitar orientações dos guarda-vidas, observar a sinalização de perigo, evitar nadar em locais desconhecidos e redobrar a atenção em condições adversas.
