Natal em Natal: 116ª Festa de Santos Reis reúne fé, cultura e tradição
A 116ª Festa dos Santos Reis, copadroeiros de Natal, já toma conta da cidade com fé, tradição e muita emoção. Iniciadas no dia 28 de dezembro, as celebrações seguem até 6 de janeiro, com uma programação intensa que reúne momentos religiosos e atividades culturais, atraindo fiéis, moradores e turistas. A programação integra o calendário do Natal em Natal e conta com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult) e da Fundação Capitania das Artes (Funcarte).
Durante o período da festa, a programação da igreja conta com missas, novenas e momentos de devoção, além de uma agenda cultural com shows e apresentações artísticas, fortalecendo a tradição centenária que integra o calendário religioso e cultural de Natal.
De acordo com o diretor de Projetos da Funcarte, Flávio Milfont, a Prefeitura do Natal está patrocinando a festa e garantindo toda a estrutura da programação artística. “A Prefeitura está apoiando a Festa de Santos Reis com a produção artística, que mescla atrações locais e nacionais. Isso reforça o compromisso do prefeito Paulinho Freire de fomentar a cultura e valorizar os artistas da nossa cidade”, destacou.
O padre Antônio Valle ressaltou o significado religioso da celebração. Segundo ele, a Festa dos Santos Reis é um momento especial de fé para os natalenses. “Tradicional no calendário religioso da cidade, a festa é vivida como um tempo forte de fé e devoção aos Reis Magos, que seguiram a estrela de Belém para visitar o Menino Jesus”, explicou. O pároco acrescentou ainda que o tema deste ano é “Eu te amei”, estimulando os fiéis a refletirem sobre o cuidado com os pobres, os pequenos e os mais sofridos, em sintonia com os ensinamentos do Evangelho e a missão da Igreja.
Além da dimensão religiosa, a festa também impulsiona a economia e o lazer. A empreendedora Rivana Medeiros, proprietária de um parque que complementa as atrações do evento, participa da festa desde 2019 e demonstra otimismo. “A expectativa para este ano é muito positiva, com o aumento do movimento de pessoas e turistas que vêm prestigiar a festa”, afirmou. Rivana destacou ainda que, mesmo não sendo moradora da região, já se sente parte do bairro. “A Festa de Santos Reis é muito importante para mim e para a minha família”, completou.
Para quem vive a festa de perto, o sentimento é de profunda espiritualidade. Moradora do bairro há 15 anos, Jaqueline Carvalho relatou que a celebração tem um significado especial. “É uma festa muito simbólica, com um momento de espiritualidade muito forte”, afirmou. Segundo ela, o ponto alto é a procissão de encerramento. Jaqueline relatou, emocionada, que já fez uma promessa aos Santos Reis, alcançou uma graça e pagou a promessa durante a procissão, reforçando sua devoção.
Entre as atrações culturais, o cantor natural do bairro Debinha Ramos destacou a emoção de participar da festa. “É uma honra estar nesse evento, porque a Festa de Santos Reis é histórica para o nosso bairro e para a nossa região. Desde criança eu venho a essa festa, então é com muita emoção que hoje estou aqui fazendo um lindo samba para esse povo”, afirmou.
No repertório, Debinha apresenta músicas autorais em homenagem ao bairro, além de muito samba raiz. Entre as canções está “Samba das Rocas Vem do Mar”, composta por ele em parceria com Tertuliano Aires. O cantor explica que a música retrata a essência do bairro das Rocas, destacando a ideia de que o samba chegou pelo mar, trazido pelos marujos que aportavam na região, dando origem a uma cultura forte e singular.
As festividades seguem até o dia 6 de janeiro, quando acontece o encerramento com a tradicional procissão em homenagem aos Santos Reis Magos, reafirmando a fé, a cultura e a identidade do povo natalense.
Confira a programação
Sábado (03/01)
Tornado do Samba
Fabinho Miranda
Zé Orlando
Domingo (04/01)
Kanelinha
Igor Karuso
Flay
Segunda-feira (05/01)
Roberta Karina
Arnaldinho
Eliane
Terça-feira (06/01)
Dinho Filho e Banda
Edyr Vaqueiro
Messias Paraguai
Foto: Magnus Nascimento/Secom
