Analista alerta: Eleitor indeciso e Álvaro Dias podem virar o jogo para o Senado

Pesquisa EXATUS mostra vantagem de Styvenson e crescimento de Coronel Hélio para o segundo voto; cenário segue aberto com influência de eleitores indecisos e possível candidatura de Álvaro. Levantamento do Instituto EXATUS realizado em Natal aponta o senador Styvenson Valentim (PSDB) como líder nas intenções de voto para o Senado em 2026 no Rio Grande do Norte. Ele registra 42,49% das menções para o primeiro voto, avanço em relação aos 33,9% registrados em maio. Em segundo lugar, aparece a governadora Fátima Bezerra (PT), com 15,26%, seguida da senadora Zenaide Maia (PSD), com 12,09%, e do presidente do PL em Natal, Coronel Hélio, que alcança 6,35%. Para o segundo voto ao Senado, Styvenson também lidera, com 13,80%, enquanto Coronel Hélio cresce como alternativa, atingindo 12,45%. Na sequência vêm Zenaide (10,87%) e Fátima (8,06%).

No primeiro voto, 17,46% disseram que não pretendem votar em nenhum candidato. Além disso, 6,35% não souberam ou não quiseram responder. No segundo voto, o indicador cresce: 45,18% disseram que não pretendem votar em nenhum candidato e 9,65% não souberam ou não quiseram responder. O analista político Bruno Oliveira avaliou que o cenário atual indica três candidaturas “muito consolidadas”: Fátima no campo da esquerda; Styvenson na direita; e Zenaide na centro-esquerda. No entanto, ressaltou que o quadro ainda está aberto, já que falta mais de um ano para a eleição. “Tanto Zenaide quanto Fátima podem crescer, assim como algum outro nome ainda não colocado pode surgir — como o coronel Hélio”. Com informações do Agora RN/Foto: Jefferson Rudy / Senado e José Aldenir/Agora RN

Daniel Pereira

Fundador do Blog - Nova Parnamirim Notícias. Desde fevereiro de 2016. Trabalha com comunicação na internet se tornando expert em mídias sociais!