Lula pede a Hugo Motta para cassar mandato de Eduardo Bolsonaro
Durante participação no Congresso do PCdoB, na noite desta quinta-feira (16), em Brasília, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a defender a cassação do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP).
Em seu discurso, Lula pediu uma postura mais firme do Parlamento diante das atitudes da extrema-direita. “No Congresso, vocês têm que ser mais bravos com a extrema-direita. Eles não podem ficar fazendo provocação todo dia”, afirmou o presidente, dirigindo-se a aliados e parlamentares presentes no evento.
A declaração reacende o embate político entre o governo e o núcleo bolsonarista no Legislativo. O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), é citado por apoiadores do governo como o responsável por dar andamento a possíveis processos disciplinares contra parlamentares acusados de incitar discursos antidemocráticos — entre eles, Eduardo Bolsonaro.
O discurso de Lula foi recebido com aplausos pela militância do PCdoB e integrantes da base governista, que reforçaram o coro: “Hugo Motta tem que cassar o Eduardo Bolsonaro”.