Governador da Bahia libera jogos da Copa América, sem público: “Não há possibilidade de flexibilizar”
Foto: Reprodução/Twitter
Após a confirmação do Brasil como novo país-sede da Copa América, governos estaduais se manifestaram sobre a possibilidade de realização de jogos. Na Bahia, o governador Rui Costa afirmou, através das redes sociais, na tarde desta segunda-feira, que, caso o estado venha a receber partidas, será mantida a proibição de torcida, como vem acontecendo desde o início da pandemia.
Inicialmente, a disputa da Copa América tinha Colômbia e Argentina como sedes previstas. No entanto, devido ao aumento da tensão social por que passam os colombianos, que têm ido as ruas protestar contra reformas do governo, o país foi retirado da programação. Já a Argentina deixou de ser sede da Copa América devido à piora da pandemia de Covid-19 no país.
A decisão pelo Brasil se deu em reunião emergencial. Pesou a favor do Brasil a expertise da organização da última Copa América, em 2019. Além disso, outro argumento utilizado foi o fato de o país ter mais estádios em boas condições para os jogos das equipes nacionais sul-americanas.
Em Salvador, jogos de futebol são realizados no estádio de Pituaçu, que pertence ao governo do estado, e no Barradão, do Vitória. A Arena Fonte Nova tem sido utilizada como hospital de campanha durante o combate à pandemia do coronavírus.
Números da Covid-19 na Bahia
De acordo com boletim da Secretaria de Saúde da Bahia divulgado na tarde do último sábado, nas últimas 24 horas, foram registrados 6.643 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,7%) e 103 óbitos. Ao todo, no estado, foram contabilizados desde o início da pandemia 1.010.166 pessoas contaminadas e 21.074 mortes.
Onde vai ter jogo
Até o início da reunião, a possibilidade de o Brasil organizar o torneio era descartada tanto pela CBF quanto pela Conmebol. Mas ao longo do encontro, mencionou-se que o país tem estádios de Copa do Mundo que estão ociosos, como Mané Garrincha em Brasília, Arena da Amazônia, Arena Pernambuco e Arena das Dunas em Natal.
A ideia é colocar um grupo para jogar em Manaus e Brasília, o outro nos dois estádios do Nordeste. O Campeonato Brasileiro não será interrompido.
Globo Esporte