ATUALIZADOS À PANDEMIA, CAMBISTAS VENDEM PASSAPORTE DA VACINA FALSO PARA ACESSO A EVENTOS
O jornalista Ancelmo Gois, em sua coluna para o jornal O Globo, chamou a atenção para o início de uma nova prática entre cambistas. Agora, além da aquisição de ingressos, os vendedores oferecem um passaporte da vacina falso para acesso aos eventos.
O caso em destaque ocorreu em um show do cantor Diogo Nogueira, no Rio de Janeiro, na Jeunesse Arena – Barra da Tijuca. Um decreto do prefeito Eduardo Paes determina a obrigatoriedade de apresentação do certificado para entrada em espaços de uso coletivo.
No local, foi observado que, caso a pessoa não tivesse o certificado, ela fornecia seu nome e outros dados e recebia na hora o “passaporte” fraudado.
O passaporte da vacina já vem sendo instalado como forma de acesso a eventos em todo o Brasil. Na noite da última quinta-feira (16), o governo do RN sinalizou novo decreto, que institui a apresentação do passaporte da vacina, com comprovação de pelo menos uma dose do imunizante contra a covid. Ele passa a ser exigido como protocolo para eventos com mais de 600 pessoas, podendo os municípios exigirem também para outras situações. A comprovação pode ser feita pela carteira de vacinação, seja pelo aplicativo “Mais Vacina” ou similar, validado pela União, Estados ou Municípios.
PASSAPORTE DA VACINA SERÁ OBRIGATÓRIO EM EVENTOS DE MASSA NO RN
*Com informações da coluna de Ancelmo Gois, O Globo.