Campanha da Fraternidade é tema de audiência pública na Câmara de Parnamirim
Debate foi presidido pelo vereador Thiago Fernandes
Na manhã desta segunda-feira (3), a Câmara de Parnamirim realizou uma Audiência Pública sobre a Campanha da Fraternidade, proposta pelo vereador Thiago Fernandes. Os debates ocorreram no Plenário Dr. Mário Medeiros e contaram com pautas referentes à importância da atuação cristã no combate à fome e à insegurança alimentar. Este ano, a campanha tem como tema Fraternidade e Fome e traz o lema “Dar-lhe vós mesmos de comer”.
O vereador Thiago Fernandes, que presidiu a audiência, ressaltou a importância da pauta e o compromisso da Casa Legislativa em debater a segurança alimentar, uma temática tão importante para a população de Parnamirim.
Além do vereador Thiago Fernandes, compuseram a Mesa o Padre Antônio Murilo de Paiva; o coordenador da Campanha da Fraternidade, Padre Robério Camilo da Silva; o pastor David Motogol Junior; o membro da Comunidade Católica Shalom, Anderson Rodrigues, e a assessora técnica da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), Rosilene Ferreira.
Comunidade religiosa participa do debate
O Padre Robério Camilo, em seu pronunciamento, salientou a importância da inserção da solidariedade no convívio social. “Todos nós somos irmãos. Quando a gente se esquece desse princípio, não dá certo, porque entra a guerra, a competição, a discórdia e a manifestação do pecado. Entra o grande desrespeito à humanidade, ao outro, nas suas diferenças”, afirmou.
Ele também destacou a necessidade de conscientização sobre o desperdício de alimentos, trouxe dados sobre a insegurança alimentar e um breve histórico da Campanha da Fraternidade, apresentando também, estratégias para o combate à fome.
Abordando questões referentes à atuação do Poder Público como agente de prevenção à insegurança alimentar, o Padre Antônio Murilo citou iniciativas que podem remediar a situação, como a redistribuição de merenda escolar, além dos quintais produtivos e hortas verticais como meios viáveis de produção. Ele mencionou passagens bíblicas em relação à fome e falou sobre os prejuízos do acúmulo de alimentos em âmbito social.
Já o pastor David Júnior, em sua fala, destacou a Casa como organização atuante no eixo temático da fome. “A gente tem riquezas nesta terra. Mas a gente prefere ter a compartilhar. A gente prefere juntar a doar. E como bons preparadores de Mesa, aqui [na Câmara] sim tem uma mesa para compartilhar ideias, objetivos e visões, que podem ser diferentes, mas são respeitadoras”, declarou.
Ele ainda ressaltou como as políticas públicas e o direcionamento consciente de recursos podem auxiliar no combate à fome, que, segundo o pastor, causam impactos sociais positivos aos cidadãos. Ele incentivou os edis a promoverem campanhas e iniciativas colaborativas neste sentido.
O seminarista Anderson Rodrigues expôs sua perspectiva cristã sobre a fome, afirmando que cada indivíduo deve se mobilizar perante a situação da insegurança alimentar. Ele destacou a importância da solidariedade e da caridade não só como missão espiritual, mas como fator social.
Iniciativas tomadas pela Secretaria Municipal de Assistência Social
A assessora técnica da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), Rosilene Ferreira, prestou contas de sua rede de assistência, citando o Programa Leite Potiguar, executado pela Secretaria Estadual do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social. A iniciativa é responsável pela distribuição de leite para famílias em situação de vulnerabilidade.
O programa é executado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, cuja representante trouxe dados quantitativos sobre a atuação. Ela ainda destacou que as famílias devem estar inseridas no cadastro único de forma atualizada para receber o leite.
“Nesta semana, estamos aqui para servir, entendendo que cada um de vocês façam a diferença. Estamos aqui para nos colocar no lugar do outro”, declarou a assessora.
Vereadora Fativan Alves também participa da discussão
A parlamentar Fativan Alves abordou questões referentes à merenda escolar no município, que é, segundo a vereadora, um direito da criança, e destacou a necessidade de fiscalização nesse sentido.
Ela também parabenizou a comunidade cristã pelas iniciativas tomadas nesse sentido, que auxiliam, de acordo com a parlamentar, no combate à fome.Fonte: Malu Figueiredo Ascom / CMP