#DiretoDoPlenário: Câmara de Parnamirim realiza 22ª Sessão Ordinária
A 22ª Sessão Ordinária, em que os vereadores Gustavo Negócio, Irani Guedes, Thiago Fernandes, Vavá Azevedo e Michael Borges usaram a tribuna, foi realizada nesta terça-feira (4), no Plenário Dr. Mário Medeiros. Os parlamentares debateram assuntos de interesse da população de Parnamirim.
O vereador Gustavo Negócio solicitou, por pedido de quadrilheiros juninos, que as secretarias de Esportes e de Educação viabilizem ginásios para que os grupos juninos possam ensaiar. Segundo relatos dos artistas, a falta de um espaço adequado para ensaiar é uma dificuldade.
Após isso, o parlamentar trouxe um informe, que classificou como “notícia boa”. Ele contou que a secretária de Saúde, Luciana Guimarães, anunciou que estão disponíveis exames, inclusive de alta complexidade, na rede de Saúde Pública de Parnamirim. Os exames, como ressonância magnética, tomografia, cintilografia, endoscopia digestiva, colonoscopia, punção mamária e punção de próstata, podem ser requeridos nas UBSs e na central de marcação. A vereadora Fativan Alves aparteou a fala do colega.
Atendimento odontológico 24 horas
Já o vereador Irani Guedes retomou o debate sobre o fechamento do Pronto-Socorro Odontológico do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), informando que, após reunião entre a Comissão Permanente de Saúde da Câmara Municipal e a Secretaria de Saúde, ficou definido o pleno funcionamento (24h) da unidade de saúde. A reunião ocorreu nesta segunda (3) e contou com a presença de toda a comissão, além da vereadora Fativan Alves.
No momento, os presentes discutiram variadas demandas da Saúde e buscaram melhorias. “Defendemos que a saúde deve estar 100% para atender à população”, declarou o vereador Irani Guedes. Os parlamentares Fativan Alves, César Maia e Marquinhos da Climep apartearam o pronunciamento.
Frente Parlamentar em Defesa do Servidor
O terceiro orador do dia, vereador Thiago Fernandes, relatou que seu mandato foi procurado sob a suspeita de que instrutores de oficinas realizadas pela Fundação Parnamirim de Cultura (Funpac) estão com pagamentos atrasados. O parlamentar informou que entrou em contato com a Funpac e com a Secretaria de Finanças, buscando contornar a situação.
Ainda, o vereador falou sobre as condições de trabalho de servidores públicos, alguns dos quais afirmam sofrer assédio moral. O edil falou sobre a importância da Frente Parlamentar em Defesa do Servidor, que, quando estabelecida, vai atuar nas melhorias das condições laborais dos profissionais. A parlamentar Fativan Alves usou o momento de aparte.
O vereador Michael Borges seguiu o pronunciamento, e falou sobre o combate ao assédio moral, lamentando que ele ainda exista. “O assédio moral causa danos ao serviço e, mais grave, causa danos à saúde das pessoas”, declarou.
Marcha dos Municípios
Já o vereador Vavá Azevedo destacou sua ida a Brasília, onde acompanhou a comitiva do prefeito Rosano Taveira na XXIV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, de 27 a 30 de março. O parlamentar afirmou que a comitiva frequentou gabinetes de deputados e senadores, além de ministérios, para solicitar demandas para Parnamirim, como construção de viadutos, execução do projeto da Via Verde e projetos de saneamento.
Segundo o edil, a viagem foi muito produtiva e trouxe a perspectiva de melhorias para a população. O vereador Afrânio Bezerra, que também esteve em Brasília, aparteou-o.
Centro de Controle de Zoonoses
Por fim, o vereador Michael Borges falou sobre demandas da causa animal. Ele relatou que fiscalizou o Centro de Controle de Zoonoses, onde encontrou questões preocupantes e problemas recorrentes, como a falta de um responsável técnico.
Outras questões constatadas foram uma “quantidade imensa de vacinas antirrábicas vencidas” e a “falta total de anestésico”, segundo ele. O vereador pediu apoio para a causa animal e falou sobre a necessidade da execução de políticas públicas nesse sentido. Os vereadores Gabriel César, Fativan Alves e Marquinhos da Climep usaram o aparte.Fonte: Fernando Azevêdo – Ascom/CMP