Biblioteca Municipal abre exposição da instalação “Zila Mamede entre Terra e Mar: Oceano”

A Biblioteca Municipal de Parnamirim, Professor Rômulo Wanderley, abriu ao público na manhã desta terça-feira (22), a exposição em homenagem aos 95 anos da escritora e bibliotecária Zila Mamede, que possui como tema “Zila Mamede entre Terra e Mar: Oceano”. Sob a coordenação da professora e artista plástica Ana Catarina, esse trabalho tem a finalidade de explorar o olhar nos detalhes do mar de ideias transmitidos pelas obras da escritora e está mergulhado em afazeres da manualidade como recortes, costuras, bordados, pinturas, desenho a mão livre, etc.

Durante o evento de abertura,  parte da equipe do Departamento de Ciências da Informação e da Biblioteca Central Zila Mamede da UFRN, traduziu a importância de nos ligarmos a outros equipamentos culturais do RN. Em seguida o cantor José Acaci entoou a canção “Mar de Estrelas”, espelhando os escritores potiguares e universais. Os professores Marcelus Bruce e Jaciana Souza, leram o poema “Arado ”, representando os educadores da rede pública. As sobrinhas da homehageada, Moema e Marise, juntas com Da Guia Mamede, agradeceram em forma de canção. 

Estiveram presentes alunos das escolas municipais Osmundo Farias e Francisca Fernandes que folhearam o acervo e passearam pelo oceano de informações.
Também participaram  do encontro, a vice-prefeita de Parnamirim, Kátia Pires; a secretária adjunta de Educação, Delmira Dalva; o vereador Thiago Fernandes; a diretora da Biblioteca Zila Mamede (UFRN), Magnólia Andrade; e técnicos dessa biblioteca.

A professora, artista plástica e coordenadora da exposição, Ana Catarina, fala sobre a importância de manter viva a essência das obras de Zila. “É uma imensa alegria poder apresentar esse trabalho que não foi construído sozinho. Ele foi feito em conjunto. Falar sobre Zila Mamede é sempre uma satisfação. Uma mulher intelectual por inteira que não foi à frente do tempo dela. Ela foi, majestosamente, do tempo dela e por isso é lembrada até hoje e será sempre”, disse.

A exposição está disponível para visitação pública na Biblioteca Municipal das 8h às 16h.

Zila Mamede

Radicada no Rio Grande do Norte, foi uma importante escritora, jornalista e bibliotecária brasileira. Nasceu em 15 de setembro de 1928 no município de Picuí na Paraíba. Escrevia com sutileza sobre suas paixões abordando temas relacionados ao sertão nordestino. A escritora também se dedicou à pesquisa sobre as obras de João Cabral de Melo Neto e Câmara Cascudo.

Biblioteca Municipal de Paramirim

Endereço: Avenida Presidente Getúlio Vargas, nº 151, Centro.

Postado Por: JEAN CARLOS XAVIER
Fotografia de: ASCOM – Jean Xavier

Daniel Pereira

Fundador do Blog - Nova Parnamirim Notícias. Desde fevereiro de 2016. Trabalha com comunicação na internet se tornando expert em mídias sociais!