Em audiência pública, secretário de Obras apresenta soluções de drenagem para Parnamirim

Alguns dos serviços mencionados vão resolver definitivamente problemas que datam da fundação da cidade – mais de seis décadas atrás!

O secretário de Obras Públicas e Saneamento de Parnamirim, Albert Josuá Neto, participou nesta semana de uma audiência pública sobre enchentes, alagamentos e suas consequências para a população. Em nome da Prefeitura, Josuá falou sobre as deficiências do setor na cidade, enfatizando que muitas existem há décadas e, neste momento, algumas estão sendo finalmente resolvidas e outras estão em fase de planejamento para iniciar as respectivas licitações.   

Santa Tereza

Há mais de 20 anos os moradores do bairro convivem com a falta de drenagem, a exemplo do que acontece no final da Rua Oscar Ramalho de Farias sempre que chovia. Por lá, a realidade já mudou. O secretário disse que a obra que resolve o problema está com cerca de 70% dos trabalhos executados, com a lagoa de captação praticamente concluída e a nova rede de tubulações em fase de implantação. A previsão de conclusão é para os próximos 120 dias.   

Monte Castelo

O secretário disse que em até 15 dias a Prefeitura vai iniciar a licitação da primeira etapa da drenagem do bairro – problema de pelo menos 30 anos. A obra envolve alterações em duas bacias, a do entorno do Cemitério São Sebastião e do bairro da Cohabinal, para direcionar a água das chuvas ao Rio Pitimbu. Além disso, a faixa da Rua Senador Georgino Avelino, que foi interditada para o trânsito de veículos e pedestres, também passará por mudanças e terá o tráfego restabelecido. A drenagem do bairro será um investimento de cerca de 21 milhões de reais. 

Nova Esperança

Um dos bairros que mais cresceram na cidade nos últimos 10 anos também vai passar por obras estruturantes nos próximos meses. A Prefeitura vai iniciar a execução de um projeto de macrodrenagem para Nova Esperança, incluindo a área poligonal da BR-101 até a Rosa Fernandes da Silva e da Antônia de Lima Paiva até a Rua Deputado João Frederico Abott Galvão.

Antes disso, de acordo com a Semop, até a próxima sexta-feira (29), os serviços emergenciais de drenagem na Rua Suboficial Marcelino Agostinho Costa devem ter início. Em seguida será a vez das ruas Parque das Dunas de Natal e Ronaldo Maranhão serem licitadas para receber pavimentação e drenagem. Também fazem parte do projeto vias importantes de escoamento de veículos, como a Avenida Paulo Afonso (acesso a Taborda) e a Rua Raimundo de Souza Roberto Freire (BR 101 – Parque Verde). 

Josuá enfatizou que do outro lado da Rosa Fernandes da Silva, a Prefeitura também está com obras em andamento, com a pavimentação das ruas Clayton Bezerra, Josafá Machado, Júlio Fernandes, Cícera Eugênio e a conclusão de um pontilhão que será mais um acesso de Nova Esperança a Vale do Sol.      

Cajupiranga

O município está executando uma obra de drenagem que vai possibilitar a finalização da pavimentação de nove ruas do Caminho do Atlântico.

Emaús

O secretário mencionou que a Prefeitura está licitando a pavimentação da Rua Cristo Rei, além da intenção de urbanizar uma área de contenção na Rua das Militônias e asfaltar a Rua da Saudade.

Para o titular da Semop, os investimentos na cidade terão a missão de resolver problemas crônicos, presentes há muitas décadas. “Tudo isso só será possível graças à austeridade das contas públicas, que nos possibilitou o financiamento necessário para preparar Parnamirim para os próximos anos”, disse. 

Daniel Pereira

Fundador do Blog - Nova Parnamirim Notícias. Desde fevereiro de 2016. Trabalha com comunicação na internet se tornando expert em mídias sociais!