Prêmio Íris de Almeida: uma homenagem às mulheres de Parnamirim
Uma homenagem às mulheres que contribuíram ativamente com o desenvolvimento do município de Parnamirim. Esse foi o objetivo da solenidade de entrega do Prêmio Íris de Almeida, realizada na noite desta quarta-feira (29), na Câmara Municipal de Parnamirim. A premiação é promovida pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria da Assistência Social, e pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.
Durante a solenidade, foram entregues 10 troféus a mulheres que se destacaram em diversas áreas da sociedade parnamirinense, tais como educação, saúde, economia, justiça e serviços comunitários. A escolha das homenageadas se dá por meio de votação e os organizadores esperam que o prêmio sirva de incentivo para que elas continuem desenvolvendo seu trabalho na comunidade, combatendo as injustiças sociais e a violência contra a mulher.
Composição da Mesa
Na ocasião, a mesa foi composta pela secretária adjunta da Assistência Social (Semas), Marta Lopes; pela vice-presidente do Conselho da Mulher, Valéria Bacelar; pelas conselheiras mais antigas do Conselho da Mulher, Maria Lúcia Rocha e Leonor Lauriano; pela secretária geral da Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica, Carla Leite. Além disso, também fez parte da mesa de abertura a representante das homenageadas, Surama Silva.
Prêmio Íris de Almeida
O Prêmio Íris de Almeida, instituído em conformidade com a Lei 1.215/2004, recebendo este nome para honrar a educadora Íris de Almeida que, na década de 1960 a 1980, realizou em Parnamirim um importante trabalho de alfabetização de jovens e adultos por meio de trabalhos radiofônicos.
Homenageadas
- Ângela de Souza Silva
- Consuelo de Souza
- Denise Maura de Oliveira Silveira
- Francisca Estevam de Araújo
- Gerliana Maria Silva Araújo Rocha
- Iracilda Francisca das Chagas Souza
- Milca Toscano de Medeiros Gomes
- Rosilene Ferreira de Lima
- Surama Cristina de Brito Silva