Caern orienta: Ter caixa d’água no imóvel assegura melhor uso do sistema de abastecimento
Reservatório é essencial para enfrentar eventuais situações de escassez, seja por estiagem ou paradas no sistema
A água é um bem vital. É um produto essencial para o bem-estar no dia a dia das famílias e, sendo assim, sua disponibilidade é um direito de todos. Como principal empresa que cuida do saneamento básico no Rio Grande do Norte, a Caern tem o compromisso de levar à população esse recurso precioso. E ainda de promover a educação ambiental, para mostrar que cada cidadão também é responsável pelo bom uso da água, de forma racional e segura.
A companhia trabalha levando a água tratada e de boa qualidade para cada consumidor. A rede de distribuição funciona com o objetivo de levar água até a entrada do imóvel do usuário, conectando o ramal ao hidrômetro. As instalações internas de água até o hidrômetro, inclusive as caixas de proteção, assim como as instalações de esgotos até a caixa de coleta, são de responsabilidade do cliente.
Uma das recomendações mais importantes para assegurar o bom aproveitamento do sistema é que o imóvel tenha um reservatório para armazenar o produto. O imóvel que não tem caixa d’água pode ficar desabastecido sempre que houver paradas no sistema para obras de manutenção, sejam elas programadas ou emergenciais.
A situação de um imóvel sem caixa d’água é especialmente complicada em regiões de poucas chuvas, em períodos longos de estiagem, quando os mananciais tomam pouca água e o abastecimento é afetado. A caixa d’água permite o armazenamento de água potável, garantindo que haja um suprimento disponível mesmo em momentos de escassez, seja por períodos de estiagem ou interrupções no fornecimento.
O uso desse equipamento traz benefícios como:
Pressão da água: Ajuda a manter a pressão adequada na rede de tubulações, facilitando a distribuição de água em todos os ambientes da casa, especialmente em andares superiores, onde a pressão pode ser insuficiente.
Equilíbrio do consumo: Com uma caixa d’água, é possível equilibrar o consumo de água ao longo do dia. Isso é particularmente útil em residências com múltiplos banheiros ou em situações de alta demanda.
Proteção da água: Uma caixa d’água bem feita, com tampa e manutenção regular, protege a água de contaminações externas, como sujeira, insetos e poluentes, garantindo que a água esteja sempre limpa e segura para consumo.
Sustentabilidade: Bicos de abastecimento e sistemas de captação de água da chuva, quando integrados à caixa d’água, promovem uma gestão hídrica mais sustentável, ajudando a preservar os recursos naturais.
PADRÃO
As caixas d’água devem ser construídas obedecendo a padrões e especificações previstas na A Norma Técnica 5626/98, da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT. O projeto e a execução dos reservatórios devem atender também aos seguintes requisitos de ordem sanitária:
– Assegurar perfeita impermeabilidade;
– Utilizar, em sua construção, materiais que não causem prejuízo à potabilidade da água;
– Permitir inspeção e reparos, através de aberturas dotadas de bordas salientes e tampas herméticas;
– Possuir extravasor em nível inferior ao da entrada da água, descarregando visivelmente em área livre, dotado de dispositivo que impeça a penetração no reservatório de elementos poluentes;
– Possuir boia e tubo para limpeza.
O dimensionamento da caixa d’água deve considerar a capacidade de armazenamento de água suficiente para pelo menos 48 horas. Numa casa de uma a quatro pessoas, uma caixa de 1.000 litros é suficiente. Para uma de cinco a seis pessoas, uma caixa de 1.500 litros. No caso de sete a 10 pessoas, uma caixa d’água de 2.000 litros deve atender à demanda.