Cmei de Parnamirim utiliza jornal digital para se comunicar de forma eficaz com famílias dos alunos
Uma das maiores dificuldades no serviço público é a implementação de soluções inovadoras para resolver problemas recorrentes. Uma delas vem sendo explorada de forma brilhante em um Centro Municipal de Educação Infantil de Parnamirim: há cerca de 3 anos, o Cmei Tio Hermes, em Nova Esperança, utiliza o Jornal Digital para se comunicar com as famílias dos alunos com qualidade, além de utilizar a ferramenta para dar ênfase ao que vem sendo trabalhado em sala de aula com os alunos, eternizando as atividades para as próximas gerações.
De acordo com a diretora pedagógica, Josélia Praxedes, o Jornal Digital é um instrumento mensal de comunicação com a comunidade escolar que fortalece a identidade da instituição, cria memórias pedagógicas, abordando os processos educativos vividos na unidade, além de valorizar a atuação dos profissionais. “Nosso Jornal Digital é uma narrativa que conta histórias pessoais e sociais de aprendizado. Professores e crianças são narradores e personagens de suas próprias histórias que ajudam a compor a trajetória do Centro Infantil Tio Hermes”, disse.
O PROCESSO DE ELABORAÇÃO
Para a confecção do Jornal, a equipe do Cmei documenta as atividades executadas no período, analisa e escolhe os temas que serão contemplados. A edição e a formatação são feitas por meio da plataforma Canva. Em seguida, a divulgação e o armazenamento do conteúdo são feitos pela ferramenta Padlet. Para Josélia, o maior desafio é selecionar o conteúdo que será abordado, já que não tem como comunicar tudo o que foi vivido.
A última edição publicada (nº1 do 4º volume) foi a primeira de 2025, e faz referência aos meses de fevereiro e março. Além da atual, já foram lançadas 10 edições no primeiro volume (2022); 10 do segundo (2023, sendo 2 edições especiais); e sete no terceiro volume, que corresponde a 2024. Todas podem ser conferidas por meio do link https://padlet.com/centroinfantiltiohermes/jornal-digital-k2vsyxoqa4m4yxfp.
Para a secretária de Educação de Parnamirim, Eliza Toscano, a prática de uma comunicação assertiva da unidade escolar com a comunidade é muito importante. “O Jornal tem a finalidade de compartilhar com as famílias e comunidade escolar o trabalho pedagógico desenvolvido na instituição. Nós vemos essa prática com muito bons olhos. É uma inovação no serviço público que merece ser aplaudida”, disse.
Além de cumprir a missão de manter as famílias de alunos do Cmei Tio Hermes bem informadas sobre as atividades e participando ativamente do processo ensino-aprendizagem, o Jornal Digital ainda ajuda a estimular a criatividade dos alunos, que são parte importante do processo de produção, e eterniza os momentos únicos vividos no ambiente escolar para as próximas gerações, tanto de alunos quanto de profissionais que trabalham na escola.