AbrilLaranjaPet: proteção e cuidado dos animais é tema de Audiência Pública no Parlamento
“O Poder Público Municipal deve compreender quais são as diretrizes que a causa animal precisa seguir em Parnamirim”. A fala do presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Animais, vereador Michael Borges, marcou a abertura da Audiência Pública que debateu a situação da causa animal em Parnamirim. Proposta pela Frente Parlamentar, o evento aconteceu no Plenário Dr. Mário Medeiros.
A audiência reuniu representantes do poder público, profissionais da saúde, membros da imprensa e comunidade em geral. Compuseram o dispositivo de honra a vereadora Rárika Bastos; o vereador Michael Borges, presidente da Frente Parlamentar; o vereador Jonas Godeiro; o parlamentar da Câmara Municipal de Natal, Robson Carvalho; Juliana Rocha, presidente da Comissão de Direito Animal da OAB/RN; e Luciene Lima, diretora da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ).
Responsável por abrir os pronunciamentos, o vereador Michael Borges ressaltou que o principal objetivo da audiência é unir esforços em torno da construção de um compromisso público, que será apresentado à gestão municipal.
A diretora da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ), Luciene Lima, expressou sua gratidão à nova gestão da Câmara Municipal de Parnamirim. Em sua fala, destacou que, em menos de 100 dias, o Parlamento já promoveu melhorias significativas para a unidade, ampliando os cuidados e a atenção destinados aos tutores de animais domésticos, além da proteção de animais silvestres e de grande porte. “O avanço está acontecendo, e muitas novidades virão neste ano em defesa desses seres que tanto amamos. Esta gestão está dando voz aos animais”, afirmou.
Já a presidente da Comissão de Direito Animal da OAB/RN, Juliana Rocha, ressaltou a importância de garantir legitimidade e representatividade à causa animal dentro da agenda política do Poder Executivo. Ela também destacou o papel essencial das secretarias municipais, que devem atuar de forma integrada para assegurar a proteção e o cuidado adequado aos animais. “Ações pontuais não resolvem o problema. Todo o aparato estatal precisa estar preparado para atender essa demanda”.