Trabalhadores da saúde de Parnamirim aprovam em Assembleia Unificada paralisação de 48h nos dias 07 e 08 de Maio/25
Os trabalhadores da saúde de Parnamirim aprovaram em Assembleia Unificada da categoria na tarde desta segunda-feira (28), uma paralisação de 48h nos dias 7 e 8 de maio com Assembleia a ser realizada logo após a reunião da Mesa SUS, que está agendada para o dia 08/05, com as entidades sindicais, trabalhadores da base e a gestão municipal de Parnamirim. Além do Sindsaúde/RN, também estavam presentes nas Assembleia os representantes do Sindern e Sinfarn.
🗣️ A decisão dos trabalhadores veio logo após a exposição dos dados levantados pelo estudo do Instituto Latino Americano de Estudos Socioeconômicos (ILAESE), sobre o orçamento de Parnamirim e as perdas salariais dos servidores públicos da saúde municipal.
📚 De acordo com o estudo apresentado, nos últimos 6 anos, as perdas salariais dos servidores da saúde de Parnamirim já somam 31, 4%, dentro do Plano de Cargos. O pesquisador do ILAESE, Guilherme Fonseca, explicou que esse percentual é resultado da análise da inflação (INPC) de Maio de 2019 a Março de 2025 que ficou em 39,29%. Para chegar a esse valor de 31,4%, foi abatido 6% do reajuste salarial concedido pela gestão de Parnamirim a todos os servidores municipais em junho de 2023 e acrescentado a perda inflacionária desse novo período.
📣 Após a exposição dos dados, os trabalhadores também discutiram sobre os baixos salários que são pagos atualmente aos profissionais da saúde de Parnamirim, e a necessidade urgente de revisar o PCCS da Saúde. Também reforçaram total repúdio ao decreto que suspende o pagamento das horas extras, plantões e gratificações a todos os servidores municipais. Esses e outros assuntos da pauta da categoria serão abordados na reunião da Mesa SUS de Parnamirim, reagendada pela gestão para o dia 08 de maio.
✊🏽 Desde já a categoria aguarda ansiosamente o resultado dessa reunião, pois a revogação do decreto é um dos principais pontos da pauta de reivindicação da base na paralisação de 48h da Saúde de Parnamirim, marcada para os dias 07 e 08/05. Se você é servidor da saúde municipal e também está descontente com essa situação, mobilize seu local de trabalho e participe da luta! Contamos com vocês.