RN terá novo Batalhão da PM em Ceará-Mirim
O Rio Grande do Norte vai ganhar um novo Batalhão da Polícia Militar (BPM), que será sediado em Ceará-Mirim e atenderá também os municípios do Leste Potiguar e da região do Mato Grande. O anúncio foi feito nesta terça-feira (8) pela governadora Fátima Bezerra, durante reunião com prefeitos de seis cidades da região.
O novo BPM será o 17º da estrutura da PM no estado e deverá ter seu decreto publicado até a próxima semana. Segundo a governadora, a decisão se baseia nos avanços já obtidos na segurança pública, como a redução do número de homicídios em Ceará-Mirim, que passou de 142 em 2017 para apenas 4 em 2025. A medida busca reforçar o policiamento e ampliar a presença da segurança pública em áreas que ainda enfrentam desafios.
Caso Bruna
No último fim de semana, jovem Maria Bruna, de apenas 27 anos, perdeu a vida durante uma tentativa de assalto no município de Ceará-Mirim, deixando familiares, amigos e toda a população local profundamente abalados.
O caso ocorreu na madrugada do último sábado (6) para domingo (7), quando Maria Bruna voltava de uma comemoração junina com o esposo e os sogros. A família trafegava pela RN-064, rodovia estadual que liga Maxaranguape a Ceará-Mirim, a cerca de 34 km de Natal, quando foi surpreendida por criminosos em uma Hilux branca.
Atualmente, a região conta com 148 policiais militares e 12 viaturas, número considerado insuficiente pelos gestores locais. Com a criação do novo batalhão, parte dos 370 policiais em formação será destinada às cidades atendidas pela nova unidade.
Enquanto o batalhão não é implementado, o Governo do Estado vai reforçar a segurança da região com o uso de diárias operacionais, atendendo a um pedido dos prefeitos. Também participaram da reunião o secretário estadual de Segurança, Coronel Francisco Araújo, a delegada-geral da Polícia Civil, Ana Cláudia Saraiva, além de autoridades municipais e representantes da Amlap.
A Polícia Civil também reforçou sua atuação na região, com a instalação de um Núcleo de Investigação Qualificada (NIQ) e aumento no índice de elucidação de crimes. Em Ceará-Mirim, dos quatro homicídios registrados este ano, três já foram solucionados.
Com informações de Ponta Negra News