Lula conversa com Xi Jinping por telefone em meio à taxação dos Estados Unidos

Telefonei, na noite desta segunda-feira, 11 de agosto, para o presidente da República Popular da China, Xi Jinping.

Na ligação, que durou cerca de uma hora, trocamos impressões sobre a atual conjuntura internacional e os recentes esforços pela paz entre Rússia e Ucrânia. Concordamos sobre o papel do G20 e do BRICS na defesa do multilateralismo.

Reiterei a importância que a China terá para o sucesso da COP 30 e no combate à mudança do clima. O presidente Xi indicou que a China estará representada em Belém por delegação de alto nível e que vai trabalhar com o Brasil para o êxito da conferência.

Também conversamos sobre a parceria estratégica bilateral. Nesse contexto, saudamos os avanços já alcançados no âmbito das sinergias entre os programas nacionais de desenvolvimento dos dois países e nos comprometemos a ampliar o escopo da cooperação para setores como saúde, petróleo e gás, economia digital e satélites.

Também destacamos nossa disposição em continuar identificando novas oportunidades de negócios entre as duas economias. s presidentes Lula e Xi Jinping, em Pequim, em 13 de maio de 2025. Foto: Ricardo Stuckert/PR… Leia mais em https://www.cartacapital.com.br/mundo/lula-e-xi-jinping-conversam-por-telefone-sobre-multilateralismo-e-autossuficiencia-do-sul-global/. O conteúdo de CartaCapital está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Essa defesa é necessária para manter o jornalismo corajoso e transparente de CartaCapital vivo e acessível a todos