MLB invade antigo prédio da Secretaria de Tributação de Natal
Membros do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas no Rio Grande do Norte (MLB-RN) invadiram o prédio da antiga sede da Secretaria Municipal de Tributação de Natal. O imóvel fica no bairro Cidade Alta, na zona Leste da capital, e foi ocupado nesse final de semana por cerca de 35 famílias.
O prédio, que fica em frente à Praça do Estudante, foi abandonado há mais de 10 anos e pertence à Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A ocupação foi denominada “Palestina Livre”. As famílias cobram moradia e chamam atenção para o déficit habitacional.
Sem previsão de saída, os invasores esperam um diálogo com a prefeitura e com o governo estadual. Até o momento, a única conversa foi com a UFRN. De acordo com a MLB, a retoria da instituição afirmou que “não possui condições financeiras de restaurar o espaço e o imóvel não possui concessão de uso vigente”.
A ocupação faz parte de uma mobilização nacional e acontece em vários estados, realizada entre sábado (6) e domingo (7). As ações foram realizadas em 15 estados do país.
Nota da UFRN
A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) tomou conhecimento sobre a ocupação do prédio localizado no bairro Cidade Alta, em Natal, na manhã deste domingo, 7.
Representantes da Pró-Reitoria de Administração (Proad), da Diretoria de Segurança Patrimonial (DSP) e da Superintendência de Infraestrutura (INFRA) se dirigiram ao local, ainda na manhã desta segunda-feira, 8, para conversar com os membros do movimento e informar sobre os riscos que a estrutura física do imóvel oferece às pessoas.
O prédio foi operado pela Secretaria Municipal de Tributação de Natal (Semut) até 2015 e, atualmente, está em processo de cessão para a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. Portal da Tropical