Lula convoca ministros para discutir crise de segurança no Rio

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva convocou uma reunião de emergência com ministros para a manhã desta quarta-feira (29), no Palácio da Alvorada, a fim de discutir a crise de segurança pública no Rio de Janeiro, que já deixou ao menos 64 mortos. Segundo integrantes do governo, Lula não tinha plena dimensão da gravidade da situação enquanto retornava de viagem ao Sudeste Asiático, pousando em Brasília na noite de terça-feira.

Entre os convocados para o encontro estão Rui Costa (Casa Civil), Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais), Sidônio Palmeira (Comunicação Social) e Ricardo Lewandowski (Justiça e Segurança Pública). A discussão ocorre após a constatação de que o governo federal não foi informado previamente sobre a operação deflagrada pelo governador Cláudio Castro (PL) nos complexos do Alemão e da Penha.

Na véspera, o vice-presidente Geraldo Alckmin havia reunido ministros e representantes das forças de segurança para tratar do tema. Durante a reunião, foi relatado que nem o Ministério da Justiça nem as forças federais haviam sido consultadas sobre a ação policial. Gleisi Hoffmann afirmou que “operações dessa magnitude precisam ser integradas com o governo federal” e ressaltou que Castro não pediu a decretação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), medida necessária para o uso de blindados das Forças Armadas.

Em nota, a Casa Civil informou que Rui Costa entrou em contato com o governador e ofereceu vagas em presídios federais para líderes de facções criminosas, além de sugerir uma reunião de emergência no Rio com ele e o ministro Lewandowski. O encontro deve definir as próximas medidas do governo federal para conter a escalada da violência no estado.

Com informações do O Globo/ Foto: Evaristo Sá/AFP

Daniel Pereira

Fundador do Blog - Nova Parnamirim Notícias. Desde fevereiro de 2016. Trabalha com comunicação na internet se tornando expert em mídias sociais!

Deixe um comentário