Plano definitivo da gestão Nilda avança com manutenção das lagoas
A recuperação das lagoas de captação de Parnamirim segue avançando de forma firme e contínua. Agora, a Prefeitura, sob a liderança da prefeita Nilda, inicia os serviços na Lagoa Parque do Jiquí (Toca da Raposa), repetindo o mesmo processo técnico já iniciado na Lagoa Nezinho Alves, com a aplicação do probióticos para descontaminação e, na sequência, a instalação dos aeradores que aceleram a oxigenação da água. Diferente do que ocorria em gestões anteriores, quando a manutenção era feita de forma esporádica e apenas com soluções paliativas, o trabalho atual segue um planejamento estruturado e continuado para garantir resultados definitivos. Os serviços na Lagoa Nezinho Alves continuam.
O plano geral contempla todas as 23 lagoas da cidade, priorizando aquelas que apresentam maior criticidade. Paralelamente ao tratamento da água, a gestão intensificou o monitoramento e a fiscalização para combater ligações clandestinas de esgoto, uma prática que compromete o funcionamento dos reservatórios. A Prefeitura também já iniciou o trabalho desassoreamento das Lagoas, começando pelas lagoas da Petra Kelly e a Aderbal Pessoa, em Boa Esperança e realizou uma enorme limpeza na Lagoa de Emaús. Esse trabalho tem como objetivo ampliar a capacidade dos equipamentos, melhorando a absorção e armazenamento de água para evitar e diminuir a possibilidade de transbordamento em caso de grandes chuvas. A gestão segue ainda realizando reparos e substituindo bombas, bem como adquirindo novos equipamentos, para garantir o pleno funcionamento de todo o sistema de drenagem.
A prefeita Nilda reforça que a missão é enfrentar um desafio histórico com responsabilidade e foco na população.
“Esse trabalho está sendo feito com responsabilidade, sensibilidade e planejamento. Nós sabemos o quanto esse problema afeta a vida das pessoas, e é por isso que estamos enfrentando a situação de forma definitiva. A população pode ter certeza de que a nossa gestão não vai recuar: vamos recuperar todas as lagoas e devolver qualidade de vida e tranquilidade a quem há anos espera por esse alívio”, afirmou.
