Escola do Legislativo realiza curso de IA no serviço público
O curso “Inteligência Artificial no Serviço Público: Fundamentos, Ética e Aplicações Práticas” ocorreu nesta semana na Câmara de Parnamirim, através de uma iniciativa da Escola do Legislativo Professora Eva Lúcia, que contemplou 35 pessoas interessadas. A formação buscou apresentar possíveis ferramentas que podem agilizar o trabalho do dia a dia, aumentando a eficiência do serviço prestado pela Câmara ao público.
O curso é feito em formato de workshop, com metade sendo teórica e a outra metade prática. “Na parte teórica é abordado desde o conceito de computação, de redes neurais, de inteligência artificial e também toda a questão de ética, de transparência e os riscos que o mau uso da IA oferece”, disse o ministrante do curso e servidor da Casa, Deyvison Luiz.
Mais do que divulgar ferramentas inovadoras, a iniciativa tem como foco conscientizar e formar servidores capazes de gerar bons prompts, utilizando assim todo o potencial de criação delas.
No total foram quatro módulos, passando por: conceitos da computação e a inteligência artificial; a ética e a transparência no serviço público; as ferramentas de IA para geração de texto; e ferramentas para a automação de produtividade no trabalho.
