Bombeiros do RN atuam em incêndio de grandes proporções em lixão na Praia de Pitangui, em Extremoz
Na manhã deste domingo (09) o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN) foi acionado para atender a uma ocorrência de incêndio em vegetação na Praia de Pitangui, município de Extremoz.
Ao chegar ao local, as equipes constataram que se tratava de um lixão a céu aberto, com grande acúmulo de resíduos e área bastante extensa, o que dificultava o combate direto às chamas. Diante da situação, foi acionada a Defesa Civil Municipal para apoio logístico, com o objetivo de disponibilizar máquinas para revirar o material em chamas e recursos hídricos adicionais. Durante a operação, a Defesa Civil providenciou um carro-pipa com capacidade para 10 mil litros de água, além do apoio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), que disponibilizou um ponto de abastecimento para a viatura de combate a incêndio.
Após cerca de sete horas ininterruptas de trabalho e aproximadamente 40 mil litros de água utilizados, os bombeiros conseguiram controlar totalmente o incêndio, evitando a propagação das chamas e danos maiores ao meio ambiente e à comunidade local.
O Corpo de Bombeiros reforça a importância de não utilizar o fogo para queima de lixo ou limpeza de terrenos, prática que além de representar risco à saúde, à segurança e ao meio ambiente, constitui crime ambiental, previsto na Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998).
