Globo tem queda de 11% na receita e diminuição do lucro em 2020
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Balanço da Globo Comunicações e Participações (GCP), divulgado nesta sexta-feira (26), mostra que a empresa teve uma queda de receita em 2020, na comparação com 2019, e também uma diminuição no lucro. O resultado se refere aos negócios na TV aberta, TV por assinatura, áreas digitais e de música.
No texto que acompanha a demonstração do balanço, a Globo cita o impacto da pandemia de coronavírus na produção de conteúdo e na transmissão de eventos esportivos.
A queda na receita foi de cerca de 11%, caindo de R$ 14,090 bilhões em 2019 para R$ 12,523 bilhões em 2020. O lucro líquido no ano passado foi de R$ 167,8 milhões contra R$ 752,5 milhões no ano anterior.
A demonstração dos resultados expõe o saldo do esforço de redução de despesas ocorrido ao longo de 2020. As despesas caíram de R$ 10,6 bilhões, em 2019, para R$ 9,49 bilhões no ano passado.
“Evitar o contato físico é fundamental para conter a propagação do vírus e não existem novelas e séries sem abraços, apertos de mão, beijos, festas, cenas de luta, cenas de amor, cenas de carinho e tudo que reflita a vida real, mas que naquela ocasião, não poderia ser encenada com segurança”, diz o grupo.
Mas destaca uma produção que não foi comprometida pela pandemia: “Apesar de tudo isso, o reality show Big Brother Brasil 2020, sucesso de público, continuou normal até o final da temporada, mesmo com a pandemia em curso”, registra a empresa.
Um longo trecho destaca o impacto na área de esportes: “A pandemia da Covid-19 comprometeu o calendário de vários eventos esportivos dos quais a Globo detém os direitos de transmissão, fazendo com que os organizadores suspendessem vários eventos”.
E prossegue citando eventos que tiveram seus calendários alterados, como os Jogos Olímpicos de Tóquio e a Eurocopa, campeonatos de futebol que foram adiados e competições (F-1, tênis e vôlei) que “cancelaram um número significativo de eventos”.
O relatório registra ainda que “o segmento de música foi impactado negativamente devido a vários cancelamentos de shows e eventos ao vivo. No entanto, o negócio de plataformas digitais de música teve um desempenho positivo”.
O texto conclui com uma avaliação otimista: “Apesar do período turbulento, a Companhia acredita que as ações implementadas criaram valor para todas as partes interessadas da Companhia – funcionários, clientes, fornecedores e parceiros. Apesar de várias incertezas e quedas de receita, a Globo conseguiu reduzir custos e despesas em termos gerais e gerar fluxo de caixa operacional positivo”.
E encerra: “Por conta de uma ampla biblioteca de conteúdos próprios e de terceiros, e talentos do jornalismo, a Globo adaptou rapidamente sua programação e continua transmitindo conteúdo de alta qualidade para todo o país”.
Mauricio Stycer – UOL