Oficina sobre Plano de Logística Sustentável é concluída nesta quinta
Foi concluída, nesta quinta-feira (16), a oficina de elaboração do Plano de Logística Sustentável (PLS), realizada pela Escola do Legislativo da Câmara de Parnamirim, em parceria com o Senado Federal. O workshop visou apresentar as instruções para construção da ferramenta, que representa uma etapa da implementação de práticas sustentáveis no poder legislativo.
Segundo a professora Danielle Abud, doutora em Educação com ênfase em Sustentabilidade na Gestão Pública, a oficina foi uma oportunidade de compartilhar a experiência do Senado Federal com relação à sustentabilidade, que pode servir de norte para a Câmara de Parnamirim, de forma pioneira no estado, e se estender a outras câmaras municipais do Rio Grande do Norte.
“O Plano de Logística Sustentável pode ser um instrumento de gestão para que a gente possa aprender a consolidar ações, no sentido de trabalhar com compras públicas sustentáveis, economia de água, energia e material de consumo, por exemplo”, explicou Danielle Abud.
“Esse pioneirismo [da Câmara] pode servir de inspiração para outras câmaras municipais, que, a exemplo de Parnamirim, podem implementar seus Planos e ter uma relação de compromisso e responsabilidade”, afirmou. A professora ainda contou que os próximos passos são o monitoramento das ações e, a longo prazo, a adoção de outras práticas sustentáveis, além das planejadas.
José Bonifácio de Gois Junior, servidor do Senado Federal, explicou que o Interlegis promove a capacitação dos profissionais, primeiro no âmbito federal e depois nas instituições do legislativo do interior do Brasil. “Buscamos difundir o uso de nossas ferramentas, que são sem custo nenhum, e trazer uma capacitação para os nossos produtos”, esclareceu acerca da metodologia do workshop e da parceria entre a Câmara de Parnamirim e o Senado.Fonte: Fernando Azevêdo – Ascom/CMP