Colunista da Folha sugere golpe militar para derrubar o presidente: “Nata militar poderia, sim, derrubar Bolsonaro, mas precisaria ter coragem”
Foto: reprodução
O jornalista Mario Sergio Conti sugeriu, em coluna no jornal Folha de S.Paulo, um golpe militar para retirar do poder o presidente Jair Bolsonaro. O texto foi publicado nesta sexta-feira (26) no site da Folha (aqui), e, neste sábado (27), na edição impressa do jornal.
O título divulgado pelo jornal na internet é este: “Nata militar poderia, sim, derrubar Bolsonaro, mas precisaria ter coragem”. Na edição impressa o título é diferente e apenas alusivo: “O pocotó das valquírias“.
No texto, Conti cita Claus von Stauffenberg, conde e coronel do exército alemão na 2ª Guerra. Stauffenberg liderou uma tentativa de assassinato a Adolf Hitler em julho de 1944. O atentado foi mal sucedido. Von Stauffenber e outros participantes do complô foram executados pelo governo nazista.
“O patriciado militar, que festejara ruidosamente a ascensão nazista, veio a se horrorizar com o ímpeto genocida de Hitler. Como não havia espaço político para mobilizar a opinião pública e barrá-lo, um grupo de oficiais organizou um atentado e um golpe de Estado, a Operação Valquíria”, escreveu o jornalista.
Conti exortou militares brasileiros a fazer o mesmo com Bolsonaro. Ele se referiu ao presidente como “o assassino em massa do Planalto”. Há uma referência implícita ao número de mortos no Brasil pelo coronavírus. Eram ao menos 307.112 vitimas até a publicação deste da coluna.
Poder 360