Brasileiros deportados dos EUA chegam algemados em voo de volta ao país

Primeiro voo com deportados brasileiros da era Biden chegou às 15h40 em Confins; em dois anos, mais de 1.200 pessoas foram mandadas de volta ao Brasil. Um grupo com 30 brasileiros deportados dos Estados Unidos desembarcou na tarde desta sexta-feira (21/5) no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins. O voo, que estava previsto para chegar às 14h50, sofreu um atraso de quase uma hora.

Em dois anos, foram mais de 1.200 imigrantes do Brasil expulsos do país. “O sonho não acabou. Se Deus quiser, eu vou voltar”, disse um dos jovens que foi obrigado a deixar os EUA. Ele contou que a situação difícil do Brasil o motivou a tentar morar no exterior. 

Todos viajaram algemados, por determinação do governo americano, a exemplo do que ocorreu em outros voos durante o governo do republicano Donald Trump, que tinha uma postura declaradamente mais hostil em relação aos imigrantes ilegais que Biden.  

Ao ser questionado sobre a viagem, um dos jovens que desembarcou nesta sexta-feira disse, no entanto, não ter sofrido “negligência”.

Em nota, o Ministério das Relações Exteriores disse que os cidadãos que retornaram ao país neste voo se encontravam detidos, com ordem definitiva de deportação, portanto, sem perspectiva de recuperar a liberdade em território norte-americano.


A princípio, o Itamaraty havia comunicado que o voo trazia 106 passageiros. Porém, corrigiu a informação, e o avião transportou 30 pessoas.

MATÉRIA COMPLETA NO ESTADO DE MINAS / (foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A press)

Daniel Pereira

Fundador do Blog - Nova Parnamirim Notícias. Desde fevereiro de 2016. Trabalha com comunicação na internet se tornando expert em mídias sociais!