Pautas importantes são trazidas à tribuna durante 49ª Sessão Ordinária

Durante a 49ª Sessão Ordinária, realizada pela Câmara de Parnamirim na manhã desta terça-feira (6), o presidente da Casa, vereador Wolney França e os parlamentares Michael Borges, Gabriel César e Gustavo Negócio utilizaram a tribuna e colocaram em pauta temas relevantes para o município.

Presidente da Casa, vereador Wolney França é o primeiro orador do dia

Iniciando os pronunciamentos, o presidente da Casa, vereador Wolney França, deu destaque à ação ambiental promovida na manhã de ontem (segunda-feira, 5) em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente. Ele ressaltou que a iniciativa deu visibilidade às questões de sustentabilidade.

“É um tema que mundialmente envolve os gestores e as lideranças com relação às mudanças climáticas, e a Câmara faz a sua parte. Ontem foram mais algumas ações que se somam a tantas outras”, afirmou. 

Ele também mencionou os projetos Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P) e Gabinete Sustentável, além da adesão da Energia Solar, ações de sensibilização dos servidores, a implantação do ecoponto e parcerias com a prefeitura.

“Que a gente possa cuidar do presente, e lógico, sempre de olho na preservação do nosso futuro”, complementou.

Vereador Michael Borges

O vereador Michael Borges demonstrou sua satisfação em relação à prorrogação do concurso da saúde, regido pelo edital 01/2019. A decisão foi publicada no Diário Oficial no último dia 3, sábado, para todos os cargos contidos naquele edital. 

O parlamentar, aparteado pelos vereadores Gabriel César e Marquinhos da Climep, e pela vereadora Fativan Alves, destacou que o objetivo é a ampliação das convocações pelas necessidades da população, que seria beneficiada, e mencionou iniciativas anteriores de seu mandato em favor da prorrogação.

Vereador Gabriel César

Também em tribuna, o parlamentar Gabriel César cobrou da Companhia Energética do Rio Grande do Norte (COSERN) as podas de alguns trechos da cidade, cuja vegetação pega parte da fiação. O vereador explicou que a situação pode comprometer a passagem de motoristas e gerar acidentes.

Em relação à parte de responsabilidade dos proprietários, o vereador solicitou que a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (SEMUR) realizem a notificação. 

Vereador Gustavo Negócio

Trazendo ao plenário questões referentes à cultura local, o vereador Gustavo Negócio reivindicou que os artistas do município sejam valorizados e contratados para a apresentação de shows e outros eventos culturais.

Ele enfatizou a Lei 2.116, nomeada Artistas da Nossa Terra, que dispõe sobre a contratação de artista, grupo, bandas e afins locais para a apresentação e exposição de show, em evento artístico-culturais, musicais ,similares, que receberem subvenção social ou financeira, ou auxílio financeiro do Poder Público do Município ou por meio dele.  

O edil, aparteado pelos vereadores Irani Guedes, Marquinhos da Climep, Thiago Fernandes e Gabriel César, e pelas parlamentares Fativan Alves e Rhalessa de Clênio, cobrou que a lei seja devidamente cumprida e fiscalizada.

Aprovações

Ao final da sessão, foram aprovados dois requerimentos legislativos, uma moção de aplausos, duas moções de congratulação e duas moções de pesar. 

Todas as aprovações se concretizaram em única votação.Fonte: Malu Figueiredo Ascom / CMP

Daniel Pereira

Fundador do Blog - Nova Parnamirim Notícias. Desde fevereiro de 2016. Trabalha com comunicação na internet se tornando expert em mídias sociais!