Lei Paulo Gustavo: Plano de ação de Parnamirim foi aprovado pelo Ministério da Cultura

A cidade de Parnamirim teve seu plano de ação para implementação da Lei Paulo Gustavo devidamente autorizado pelo Ministério da Cultura. O planejamento foi elaborado junto à classe artística do município, representada por diversos setores culturais.

Além da aprovação do plano, o Termo de Adesão também foi assinado, ação que deixa o setor cultural de Parnamirim na iminência de acessar o recurso federal da ordem de mais de 2.200.000,00 (dois milhões e duzentos mil reais).

A Lei Complementar nº 195/2022, batizada de Lei Paulo Gustavo, dispõe sobre apoio financeiro da União aos estados, Distrito Federal e municípios para garantir ações emergenciais direcionadas ao setor cultural a serem adotadas, ainda em decorrência dos efeitos econômicos e sociais da pandemia da Covid-19.

Quem foi Paulo Gustavo

Paulo Gustavo nasceu em Niterói (RJ), em 30 de outubro de 1978. Ganhou visibilidade enquanto artista ainda durante a sua formação, na Casa das Artes de Laranjeiras (CAL): no final de 2004, fez parte da peça Surto. À época, apresentou a personagem dona Hermínia, a mais icônica entre as suas criações.

Com a formatura na CAL, em 2005, participou de outros projetos em teatro e televisão. Em 2006, estreou a obra teatral que lhe daria notoriedade em todo o Brasil: o monólogo Minha Mãe É uma Peça, que, posteriormente, recebeu outras versões e uma adaptação para o cinema.

Artista de trajetória brilhante, construiu e interpretou outros personagens marcantes ao longo de sua carreira. Por meio da Senhora dos Absurdos (220 Volts), de Aníbal (Os Homens São de Marte… E é pra Lá que Eu Vou! e Minha Vida em Marte), Valdomiro (Vai que Cola), Paulo Gustavo levou o riso e a alegria a milhões de brasileiras e de brasileiros.

Faleceu precocemente em 4 de maio de 2021, por complicações devido à Covid-19. Deixou família, amigos e um legado formidável para a arte e a cultura nacionais.

*extraído de https://www.gov.br/cultura/pt-br/assuntos/lei-paulo-gustavo/central-de-conteudo/quem-foi-paulo-gustavo

Em breve, a Prefeitura de Parnamirim, por meio da Secretaria de Cultura, vai lançar os editais para apresentação de projetos que poderão se beneficiar com os recursos da Lei Paulo Gustavo no município.

Postado Por: JOEL DA COSTA CAMARA NETO
Fotografia de: ASCOM – GACIV

Daniel Pereira

Fundador do Blog - Nova Parnamirim Notícias. Desde fevereiro de 2016. Trabalha com comunicação na internet se tornando expert em mídias sociais!