Agentes Comunitários de Saúde participam de capacitação sobre Hanseníase

Na manhã desta quarta-feira (9), no Auditório Clênio José, os Agentes Comunitários de Saúde, tiveram uma capacitação sobre Hanseníase e nesta quinta (10), será a vez dos técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos que passarão por essa capacitação.

O palestrante o dermatologista especialista em Hansenologia, Maurício Lisboa Nobre, falou sobre o assunto por videoconferência para um auditório lotado.

Outra palestrante, a enfermeira Suzete Oliveira do Hospital Giselda Trigueiro, falou da importância dessa capacitação para os Agentes Comunitários de Saúde, pois eles estão mais perto dos cidadãos sendo a ponte para trazer o diagnóstico precoce.

Também conhecida como lepra ou mal de Lázaro, a hanseníase é uma doença infecciosa, contagiosa, que afeta os nervos e a pele e é causada por um bacilo chamado Mycobacterium leprae.

De a cordo com a responsável Técnica em Doenças Transmissíveis Respiratórias Crônicas, Juliana Trindade, “em Parnamirim se a pessoa suspeitar que está com a doença tem que procurara a Unidade Básica de Saúde, passar pelo Médico Clínico Geral e caso o médico suspeitar que essa pessoa possui a doença será encaminhada para o especialista o dermatologista que atende no CCPAR. Se por acaso o paciente for diagnosticado, ele será notificado para poder receber a medicação para fazer o tratamento que será acompanhado pela UBS, como também pela vigilância até à cura”, explicou.

Daniel Pereira

Fundador do Blog - Nova Parnamirim Notícias. Desde fevereiro de 2016. Trabalha com comunicação na internet se tornando expert em mídias sociais!