Lula diz que Petrobras não pode pensar só nos acionistas e fala em “choradeira do mercado”
Foto: Marcello Camargo/Agência Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, nesta segunda-feira (11), que a Petrobras não pode pensar apenas nos acionistas. Em sua opinião, se for atender “apenas a choradeira do mercado”, não é possível fazer nada.
A fala aconteceu durante entrevista ao telejornal “SBT Brasil’.
“Então essa discussão tem que ser feita. Se eu for atender apenas a choradeira do mercado, você não faz nada”, afirmou Lula.
Em sua opinião, o mercado é “um rinoceronte”, “um dinossauro voraz”, querendo tudo para ele e nada para o povo.
“Será que o mercado não tem pena das pessoas que passam fome? Será que o mercado não tem pena das 735 milhões de pessoas que não tem o que comer? Será que o mercado não tem pena na sarjeta e no centro de São Paulo, no Rio de Janeiro? Será que o mercado não tem pena das meninas com 12, 13 anos que as vendem o corpo por um prato de comida?”, disse Lula.
Lula afirmou que houve uma conversa séria do governo com a direção da Petrobras. O presidente da companhia, Jean Paul Prates, foi chamado após a decisão na última quinta-feira (7) de não distribuir dividendos extraordinários aos acionistas, o que levou a uma perda de R$ 55 bilhões no valor de mercado da petrolífera.
Na opinião do chefe do Executivo, a Petrobras bate recordes de produção, de exportação e de arrecadação “e a gente não ganha nada com isso”.
“Sabe então quando a pessoa vive de especulação na bolsa, você pode crescer 30% num dia e cair 20% no outro. E fica tudo por isso mesmo. Então o que eu acho é que a Petrobras, que o governo tem ascendência sobre ela”, explicou.
Segundo Lula, é importante ter em conta que a Petrobras não é apenas uma empresa de pensar nos acionistas que investem nela.
CNN Brasil