270 mil proprietários de motocicletas no RN não possuem CNH

No Rio Grande do Norte, cerca de 270 mil proprietários de motocicletas não têm habilitação para pilotar. Isso representa 48,2% dos donos desses veículos, segundo levantamento divulgado nesta segunda-feira (14) pelo Departamento de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran-RN).

De acordo com o Detran-RN, o estado conta com 688.894 veículos que exigem habilitação na categoria A, entre motocicletas, ciclomotores, motonetas e triciclos. Porém, 342.296 proprietários não possuem essa categoria em sua CNH. Desses, 49,7% não estão legalmente autorizados a pilotar seus próprios veículos.

Pilotar sem habilitação coloca em risco todos os usuários do sistema viário, desde o próprio condutor até outros motoristas, ciclistas e pedestres. A infração é considerada gravíssima, com penalidade multiplicada por três, gerando multa de R$ 880, retenção do veículo e, em casos de acidentes, responsabilização civil e penal conforme previsto em lei.

O subcoordenador de Educação para o Trânsito do Detran-RN, Hamurab Figueiredo, alertou para os riscos da condução sem habilitação, especialmente entre motociclistas, que são as principais vítimas em acidentes de trânsito.

“Veículos de duas rodas deixam o condutor em situação vulnerável, exigindo maior cuidado, respeito às regras de trânsito e técnicas de condução preventiva. Quando a motocicleta é pilotada por alguém sem habilitação, o risco aumenta significativamente, elevando o número de acidentes e vítimas. Por isso, é fundamental que apenas condutores habilitados conduzam veículos, sempre seguindo as normas de segurança”, afirmou Hamurab.

Com informações da 98FM NATAL

Daniel Pereira

Fundador do Blog - Nova Parnamirim Notícias. Desde fevereiro de 2016. Trabalha com comunicação na internet se tornando expert em mídias sociais!

Deixe um comentário