Projeto de Terezinha Maia garante medicamentos gratuitos para tratamento da próstata no RN

A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte aprovou, nesta semana terça-feira (2), o projeto de lei de autoria da deputada Terezinha Maia (PL) que assegura aos homens diagnosticados com hiperplasia benigna da próstata ou câncer de próstata o acesso gratuito aos medicamentos prescritos para o tratamento.

De acordo com a proposta, o fornecimento será custeado com recursos do orçamento estadual da saúde e os órgãos competentes poderão padronizar os remédios, garantindo disponibilidade contínua para os pacientes.
Importância da medida

O projeto representa um avanço significativo na política de saúde pública, especialmente porque reduz o impacto financeiro das famílias, já que muitos medicamentos são caros e de uso contínuo. Além disso, estimula o diagnóstico precoce, ampliando as chances de cura da doença, e contribui para diminuir internações e complicações, gerando economia para o sistema de saúde”, defendeu a parlamentar.

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no Brasil. Quando diagnosticado em fase inicial, as chances de cura chegam a 90%.

Daniel Pereira

Fundador do Blog - Nova Parnamirim Notícias. Desde fevereiro de 2016. Trabalha com comunicação na internet se tornando expert em mídias sociais!

Deixe um comentário