“Parque Linear é completamente compatível dentro de uma unidade de conservação como o Parque das Dunas”, diz secretário Thiago Mesquita

O secretário de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal, Thiago Mesquita, defendeu a implantação do Parque Linear na Av. Roberto Freire, em área de 10 hectares cedida pelo Exército. “Um parque linear é completamente compatível dentro de uma unidade de conservação”, afirmou ao jornal Tribuna do Norte.

Mesquita citou a lei federal nº 9.985/2000, que regulamenta o Sistema Nacional de Unidades de Conservação, e lembrou: “a prova disso é que existe um Bosque dos Namorados dentro do Parque das Dunas”.

A proposta da Prefeitura é ocupar apenas 0,9% dos 1.172 hectares do Parque, em área já degradada por usos anteriores. O projeto prevê ciclovias, pistas de caminhada, áreas esportivas e estruturas de lazer e educação ambiental.

Em relação ao impacto ambiental, o secretário disse: “onde for necessária a supressão de algum organismo arbóreo, a ideia é plantar pelo menos o dobro de espécies de Mata Atlântica”. A meta, segundo ele, é ambiciosa: “nós temos 200 hoje, queremos chegar a 400 espécies”.

Mesquita também rebateu as restrições do Idema, que considera a área de preservação integral. Para ele, “a intervenção será feita nas áreas antropizadas, sem supressão significativa de vegetação”. O secretário reforçou que o licenciamento seguirá a legislação federal, com medidas compensatórias como reflorestamento e programas de monitoramento.

Foto: Semurb
Com informações de Tribuna do Norte

Daniel Pereira

Fundador do Blog - Nova Parnamirim Notícias. Desde fevereiro de 2016. Trabalha com comunicação na internet se tornando expert em mídias sociais!

Deixe um comentário