IDOSA DE 71 ANOS, ESTÁ HÁ 37 DIAS NO WALFREDO GURGEL, À ESPERA DE UMA CIRURGIA DE URGÊNCIA
Coas na Saúde: Dona GRACIETE RIBEIRO DE OLIVEIRA, idosa de 71 anos, foi internada no hospital Walfredo Gurgel há 37 dias. No dia 03 de fevereiro, a paciente deu entrada na urgência de São Miguel do Gostoso, com fortes dores na lombar, e com pressão arterial de 220×120, tendo sido medicada, porém sem êxito, sendo transferida por uma UTI MÓVEL da SAMU, para o Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, referência para os municípios (PELOS MENOS DEVERIA SER).
Ao ser internada, começou então a “saga da cirurgia”, foram feitos todos os exames, e através de uma Angiotomografia foi diagnosticado o extravasamento de sangue no saco aneurismático após correção, em seguida dona Graciete foi encaminhada para avaliação no HUOL (Único prestador deste serviço pelo SUS).
Após avaliação de Dr. Márcio Villar, cirurgião angiovascular do HUOL, foi emitido um laudo informando que essa cirurgia, não poderia ser feita no HUOL, por falta das peças necessárias ( endoprotese – endoleak). Desde então a família entrou contato com o CDJ ( Coordenação de Demandas Judiciais da SESAP), onde o processo ficou até 26/02/2021, só assim sendo encaminhado para a Regulação do Estado. Conforme informações do NIR do Hospital Walfredo Gurgel, se aguarda uma resolução do HUOL, e nada é feito. Nem pela Regulação da SESAP, nem pelo único prestador deste serviço que é o HUOL. Enquanto não se resolve, a angústia e desespero tomam conta da família e amigos.