Parnamirim realiza 1º Fórum de Saúde Mental Infantojuvenil

A Prefeitura de Parnamirim realizou nesta quarta-feira (24), no auditório da Escola Municipal Augusto Severo, o 1º Fórum Municipal sobre Saúde Mental Infantojuvenil. O evento teve como objetivo promover um espaço de diálogo e reflexão entre o poder público e a sociedade civil para fortalecer a rede de proteção e o atendimento psicossocial no município.

O Fórum foi organizado pelas Secretarias de Educação (SME) e de Assistência Social (SEMAS). As discussões realizadas vão contribuir para a construção coletiva de estratégias em políticas públicas que resultarão em um Plano de Saúde Mental voltado à promoção, prevenção e cuidado de crianças e adolescentes em Parnamirim.

Na abertura, a prefeita Nilda Cruz parabenizou os envolvidos na organização e destacou os avanços já conquistados na área. “Estamos cientes dos desafios, mas trabalhando para mudar a realidade e garantir os direitos das crianças e adolescentes. Na educação, já realizamos em apenas oito meses mais de 20 encontros de formação continuada. Na saúde, encontramos sérias dificuldades na saúde mental: o CER estava prestes a ser desabilitado, mas conseguimos reverter, estamos com cerca de 95% da equipe completa, a piscina terapêutica em funcionamento, criando a ala auditiva e garantimos transporte adequado para os pacientes. No CAPS, que estava há mais de um ano sem psiquiatra, hoje já são realizados mais de 120 consultas”, ressaltou.

Também participaram do evento as secretárias de Educação, Eliza Toscano, e de Assistência Social, Fativan Alves; a vereadora Rafaela de Nilda, representando a Câmara; além de representantes da Promotoria da Infância e Juventude, do Conselho Tutelar e do CONDICA.

A programação contou ainda com apresentação musical do Coral da SEMAS e uma homenagem do aluno Lucas Gabriel, da Escola Municipal Ivanira Paizinho, que emocionou o público ao declamar um cordel de sua autoria em homenagem à prefeita, ressaltando seu trabalho na área de saúde mental.

Confira os cinco eixos temáticos de discussão do Fórum:

  • Eixo 1: Transtornos emocionais na infância.
  • Eixo 2: Papel da escola na saúde mental.
  • Eixo 3: Família e vínculo afetivo.
  • Eixo 4: Prevenção da violência psicológica.
  • Eixo 5: Políticas públicas e funcionamento da rede de apoio.

Daniel Pereira

Fundador do Blog - Nova Parnamirim Notícias. Desde fevereiro de 2016. Trabalha com comunicação na internet se tornando expert em mídias sociais!