Unidade de Saúde de Cajupiranga promove roda de conversa, vacinação e rastreamento do câncer do colo do útero, nesta sexta (22)

A rede de saúde de Parnamirim também dispõe da principal forma de prevenção desse tipo de câncer é a vacina contra o HPV, disponível para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos, em todas as UBS do município, podendo prevenir 70% dos cânceres de colo do útero e 90% das verrugas genitais

No mês da campanha Março Lilás, de combate ao câncer, a programação segue intensa nas unidades básicas de saúde do município de Parnamirim. Nesta sexta-feira (22), a UBS Cajupiranga recebe as mulheres atendidas na rede para uma programação especial que inclui roda de conversa, com o médico ginecologista Dr. Clemente Neto; rastreamento do câncer do colo do útero através de coleta do exame preventivo; vacinas adulto, HPV, DT, hepatite, febre amarela, tríplice viral e DTPa; testes rápidos para Sífilis, hepatites B e C e HIV; atendimento Médico; e aferição de pressão arterial e glicemia,

“Nossa meta é atrair o maior número possível de mulheres da nossa área de cobertura para ampliarmos os cuidados e atendimentos, especialmente no combate a essa doença que é a segunda maior causa de mortes entre mulheres de 20 a 49 anos”, destaca a diretora da unidade Élida Anselmo.

Também chamado de câncer cervical, o câncer do colo do útero é provocado pela infecção por alguns tipos do Papilomavírus Humano – HPV. Em alguns casos, ocorrem alterações celulares que podem evoluir para o câncer e que podem ser são descobertas no exame preventivo – conhecido também como Papanicolau – e são curáveis na maioria dos casos. Por isso a importância da realização periódica do exame preventivo, pois a doença é de desenvolvimento lento, que pode não apresentar sintomas na fase inicial.

A rede de saúde de Parnamirim também dispõe da principal forma de prevenção desse tipo de câncer é a vacina contra o HPV, disponível para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos, em todas as UBS do município, podendo prevenir 70% dos cânceres de colo do útero e 90% das verrugas genitais.

Daniel Pereira

Fundador do Blog - Nova Parnamirim Notícias. Desde fevereiro de 2016. Trabalha com comunicação na internet se tornando expert em mídias sociais!